Mudança de Vaso

Quando Replantar e Mudar a Planta de Vaso

Ano novo, vida nova. Tempo de renovar. E com as plantas não poderia ser diferente. Tem uma fase que a planta começa a ficar sem vida, sem brilho e sem novas folhinhas. Você rega, troca de lugar e nada. Bate aquele aperto no coração.  A melhor alternativa nesta hora é renovar a terra e, dependendo do tamanho da planta trocar o tamanho do vaso também.

Quando se cultiva uma planta em vaso, a terra é explorada ao máximo. Quando isto acontece é chegado um momento que os elementos nutritivos já não são mais encontrados pela planta. O adubo tem o seu ciclo de vida. Por isto depois de um tempo é necessário trocar uma parte da terra, ou toda ela, e avaliar se a mudança para um vaso maior é necessária. Realizar essa tarefa exigem alguns cuidados básicos, para que sua plante continue bonita.

Continue lendo

trevo-de-quatro-folhas

Trevo-de-Quatro-Folhas: O Amuleto da Sorte

Ano Novo chegando e todos procurando cercar-se de bons amuletos da sorte para que o ano venha com muita sorte. Logo, não poderíamos deixar de escrever sobre um amuleto natural: o trevo-de-quatro-folhas. Esta plantinha mimosa que é conhecida internacionalmente como o trevo da sorte e, representa um amuleto poderoso.

Na verdade o trevo-de-quatro-folhas é a designação popular dada a uma folha de trevo (qualquer das espécies do género Trifolium) que apresenta quatro folhas ao invés de três, que é o mais comum entre as espécies. Acredita-se que quem encontrar uma dessas folhas é um sinal de boa sorte, melhor ainda se for encontrado acidentalmente. Já será uma sorte encontrá-la.

Continue lendo

Poinsettia

Poinsétia: A Flor do Natal

Nesta época do Natal é praticamente impossível encontrar uma decoração natalina que não tenha a flor do Natal. Conhecida por possuir vários nomes, a poinsétia ou flor do Natal, bico de papagaio ou ainda a estrela de Belém, é muito utilizada para fins decorativos, especialmente nesta época, devido às suas folhas verdes e flores com graciosas pétalas de cor vermelha que florescem nesta época.  

O seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, que significa “a mais bela das Euphorbias.” É uma planta nativa da América Central. A poinsétia é um arbusto caduco da família das Euforbiáceas que, em estado natural podem chegar a atingir três metros de altura. É muito procurada tanto para interiores como para os jardins externos.  Também são encontradas com flores na cor branca ou cor-de-rosa.

E para que você possa cultivar a sua própria flor do Natal além do Natal nós selecionamos algumas dicas. Afinal a gente ama plantar.

Continue lendo

Cuidados com as Suculentas

Como Cuidar das Suculentas

As suculentas são plantas resistentes e elegantes que exigem poucos cuidados. A razão é simples: suas folhas, troncos e raízes armazenam água, por isto sobrevivem com pouca água não necessitando de muitas regas.

Há uma diversidade muita grande de espécies de suculentas, com diferentes formas, cores e flores. Algumas espécies também têm sido utilizadas para fins medicinais, como é o caso do Aloe vera, Euphorbia e Portulaca, também conhecida como onze-horas. Cada uma delas tem seu charme especial.

Essas plantas podem embelezar ambientes internos e externos de sua casa, mas exigem alguns cuidados. Selecionamos alguns cuidados preciosos de como cuidar para que suas suculentas cresçam saudáveis.

Continue lendo

horta caseira

Dicas Como Plantar Legumes em Vasos

Nada como elaborar um prato ou uma salada com legumes fresquinhos. O sabor torna-se especial além da elegância do prato. Nos dias de hoje é quase uma raridade quem mora na cidade ter um quintal para plantar seus próprios legumes. Mas para aqueles que tem um peitoril na janela, uma sacada ou até mesmo um terraço, nós elaboramos este post para você também ter a chance de cultivar e o prazer de comer seus próprios legumes, afinal legumes são muito saudáveis.

Continue lendo

Árvores Frutíferas em Vasos

Como Cultivar Frutíferas em Vasos e Desfrutar seus Deliciosos Frutos

Sim, é possível ter árvores frutíferas produzindo em vasos em terraços, sacadas ou até mesmo em uma jardineira do lado de fora da janela. Se você tem este espaço em sua casa ou apartamento experimente o prazer de cultivar alguns frutos para o seu consumo.

Claro, que há alguns cuidados ao se cultivar árvores frutíferas em vaso. Nós selecionamos alguns cuidados básicos que devem ser tomados:

Continue lendo

Como Cuidar das Orquídeas Phalaenopsis na Primavera

Como Cuidar das Orquídeas Phalaenopsis na Primavera

A Primavera chegou! A estação mais esperada para quem ama as flores e as plantas. Os dias agora são maiores e as temperaturas vão subindo devagarinho. As orquídeas Phalaenopsis , também conhecida como orquídeas borboleta, mariposa ou boca começam a despertar para mais um ciclo de vida e floração.

A Phalaenopsis é uma orquídea de fácil cultivo. Quando agarradas aos troncos das árvores, crescem sem substrato, e retiram seu alimento das chuvas, da umidade e de detritos orgânicos das árvores onde residem.

Todavia, quando cultivadas em vasos, se engana quem pensa que por estarem com suas hastes florais ou cheias de pequeninos botões, podemos descuidar. Alguns cuidados preciosos são necessários.

Continue lendo

Cuidados ao Regar as Plantas: “Muita Água Pode Matar Sua Planta”

Quando se fala em regar as plantas logo vem a mente manter o solo sempre úmido. Mas é preciso tomar alguns pequenos cuidados.

Em primeiro lugar é bom saber que algumas plantas pedem mais regas que outras e, isto impacta no seu crescimento. É o caso, por exemplo, do lírio que aprecia as regas e, enquanto a orquídea a rega um copo de água americano semanalmente é o suficiente. Então fique atento senão está molhando sua planta demais ou de menos.

Continue lendo

  • 1
  • 2
  • 4