Conheça quais os cuidados para cultivar rosas

 

As rosas, são as flores mais desejadas pelas mulheres, devido à sua graciosidade, delicadeza e também por todo o seu significado. São clássicas, tanto em sua forma de cultivo quanto para presentear. Elas possuem destaque especial em celebrações como casamentos e formaturas. É uma espécie que remete ao romantismo e precisam de muitos cuidados em seu cultivo, com algumas etapas que precisam ser executadas para que elas cresçam saudáveis.

Não existe um presente que simbolize mais o amor do que um buquê de rosas, mas existem mulheres que não se agradam pelo presente, preferem mantê-las em seus jardins, com vida e cor por longos períodos. Existem rosas de diversos tamanhos e cores, para cultivar rosas em vasos e evitar que elas murchem ou percam a beleza, é necessário cuidar com muito carinho. Quer saber como cuidar? Continue lendo o artigo!

Como cultivar rosas em vasos?

O momento do cultivo, principalmente em vasos, é necessário alguns cuidados especiais para cultivar rosas. Saiba quais são as etapas e o cuidados especiais:

  • Cuidados básicos: No momento em que as primeiras mudas forem plantadas e as primeiras rosinhas aparecerem, comece o processo de regas. Elas precisam ser feitas de forma diária, salvo no inverno, que podem ser feitas apenas 2 vezes por semana, devido ao tempo mais fresco, porém com a mudança climática, esse processo deve ser mantido até mesmo nos períodos mais quentes, o solo ficará seco, porém sem ficar encharcado, para que ela não fique afogada, proliferando fungos.
  • Local perfeito para o plantio: Para um bom desenvolvimento das suas rosas, elas precisam de locais com muita incidência solar e bem arejado, pelo menos 6 a 7 horas ao sol para que elas possam crescer e se desenvolver. As melhores temperaturas para que elas possam crescer saudáveis é entre 25 graus a 30 graus. Para as cidades que são mais quentes, cultivar rosas pode não ser uma boa ideia. Não esqueça que os vasos para o plantio precisam ser adequados para que elas sejam acomodadas.
  • Adubação: Esse é um dos processos mais importantes quando falamos em cultivar rosas. A recomendação é que ela precisa ser realizada pelo menos 3 vezes por ano, utilizando materiais simples como o húmus de minhoca. Existem meses que são perfeitos para a adubação, que são aqueles bem depois das podas. A adubação pode ser realizada entre Janeiro e Fevereiro e depois em Novembro a Dezembro.

 

Não existe nenhuma adubação melhor do que a adubação orgânica, utilizando os seguintes elementos: Esterco animal, farinha de ossos ou torta de mamona, que são compostos orgânicos, deve ser utilizado com cuidado devido às proporções. O adubo precisa ser bem espalhado, mantendo uma distância considerável entre o caule e a raiz.

Se for a primeira adubação, você precisa regar pelo menos 2 vezes por semana para que o material seja estabilizado, permitindo que as técnicas de adubação possam surtir efeito. Quando as primeiras flores surgir, o processo de rega pode ser modificado, permitindo que seja realizado apenas 1 vez por semana.

  • Podas: Elas precisam ser realizadas de forma anual, para suas rosas possam crescer saudáveis. Após o primeiro ano que o plantio foi realizado, as podas precisam acontecer no mesmo período. Os meses de Julho e Agosto são os meses para realizar a poda. Para realizar a poda, abaixo do botão de cada uma das rosas, corte algumas folhas, mas não muitas, apenas 2 ou 3, cortando em diagonal. O processo de podas é essencial para cultivas as rosas, pois só assim elas cresceram lindas e fortes.

O que fazer em caso de pragas na sua roseira?

Infelizmente, é muito comum que as roseiras sejam atingidas por pragas e algumas doenças, incluindo os fungos. As mais frequentes, são: Ácaros, cochonilhas e os pulgões, que já são conhecidos. O aparecimento deles pode sugerir que alguns cuidados não estejam feitos corretamente, como o processo de rega que pode ocasionar fungos.

Para que seja possível elimina-los, você pode utilizar inseticidas direcionados para que esses insetos possam ser eliminados. Porém, existem soluções naturais que podem te auxiliar nesse processo, como: calda de fumo, que é menos agressiva ao meio ambiente e ajuda com mais rapidez à elimina-los. Já os fungos, que são ocasionados pelo excesso de umidade, causado por regas excessivas, só podem ser eliminados com o uso específicos de remédios direcionados.

Pós Cultivo: Quais os cuidados?

Se as rosas forem compradas, precisam ser retiradas imediatamente das embalagens para que elas não murchem.  Coloque em um vaso com água e corte a base, para que elas possam absorver mais água. O corte precisa ser realizado na diagonal. Na sequência, retire as folhas que estão nas rosas, pois elas podem conter microrganismos que sejam prejudiciais para as suas flores.

A água que foi colocada no vaso, precisa ser trocada diariamente ou no máximo de 2 em 2 dias. Se o líquido ficar turvo, você está prejudicando a resistência das suas rosas. O vaso precisa estar em locais com uma boa iluminação e bem arejados, que pode ser no seu jardim ou dentro de casa.

Dessa forma, para a data dos Dias das Mães sugerimos o plantio nos vasos da nossa linha classic, já que possui um design diferenciado que o torna mais elegante e bonito aos olhos de qualquer pessoa, essa linha atende do tamanho 10 ao 24 cm. Temos também a opção de tubete, um acessório indispensável para flores de corte

Conheça nossa loja online: https://www.lojaecovaso.com.br/

ecovaso, flores, linha classic, rosas, tubete, vasos, vasosplasticos

Faça um comentário: