Como cuidas das Samambaias

Como Cuidar das Samambaias

As samambaias são nativas das florestas tropicais e subtropicais, portanto, claramente, elas não precisam de luz solar direta para se desenvolver adequadamente.

São plantas relativamente fáceis de cultivar. Quando protegidas do vento, ar seco e temperaturas extremas, você será recompensado com frondosas folhas verdes o ano todo, embelezando seu jardim mais do que você possa imaginar.

As samambaias são as únicas espécies que podem ser colocadas tanto no interior como no exterior. As mais delicadas são adequadas para ficarem dentro de casa e as mais espessas são perfeitas para as nossas varandas e jardins.

Aqui estão algumas dicas para que você possa cuidar de suas samambaias dentro de casa ou no exterior.

  1. O local adequado:

Embora a maioria das samambaias cresçam em locais sombreados e úmidos, como o chão das florestas, isso não significa que elas não precisem de luz. Se o nível de luz na casa estiver muito baixo, você verá um crescimento pobre e folhas amareladas. Deixe suas samambaias em uma posição próxima a uma janela que receba sol da manhã ou do final da tarde, e mantenha as samambaias longe da luz solar forte, especialmente durante o verão. A luz solar direta fará com que percam suas folhas ou tornem suas folhas amarelas.

Todas as samambaias amam a umidade. Coloque seus vasos sobre bandejas de pedras úmidas ou grânulos de barro.

Para samambaias ao ar livre, tenha cuidado para que não recebam a luz solar direta por muito tempo.

  1. A temperatura correta

A maioria das samambaias não gostam de frio. Provenientes da região tropical elas apreciam a temperatura média variando de 15°C a 21°C. Aquelas das regiões mais amenas preferem as temperaturas entre 10° e 16° C.

A estação do verão torna-se muito áspera porque o calor faz com que as samambaias sequem muito rapidamente. Se o calor ficar fora de controle e a rega contínua também não funcionar, então provavelmente você deve trazê-las para dentro de casa. À noite você pode colocá-las de volta em seu lugar. A brisa da noite as manterá frescas.

  1. Umidade: Molhe suas folhagens internas ou externas regularmente

Com alto nível de umidade no ar, as samambaias crescem muito bem. A maneira mais fácil de manter suas samambaias viçosas é mantendo o solo úmido corretamente.

Regue-as regularmente. As samambaias no interior precisam de menos rega do que samambaias ao ar livre, mas é preciso regar regularmente também.

Mas, cuidado com o excesso de água, não encharque o solo. Escolha vasos com boa drenagem para evitar o excesso de água. Os buracos dos vasos também são adequados para as raízes das samambaias crescerem adequadamente.

  1. Retire as partes mortas da sua samambaia

As samambaias são por natureza muito resistentes e quase não são afetadas por nenhuma doença. Por esse motivo, as pessoas gostam de plantar samambaias dentro de casa.

Mas, em qualquer caso, é melhor cortar as partes mortas logo para que não contaminem a samambaia inteira.

Caso você verifique que algo afetou sua a planta corte-a da raiz.

As samambaias ao ar livre podem ser afetadas por vários motivos. Se, em qualquer caso, os insetos começaram a se formar em sua samambaia, corte a parte da planta afetada.

  1. Fertilização de suas samambaias

As samambaias não são aquele tipo de planta que necessita de muito fertilizante para crescer e florescer, ao contrário, precisam de uma quantidade muito insignificante.

A maioria das samambaias são de florestas e, florestas possuem raízes tenras e delicadas, adaptadas ao solo leve, que é rico em mofo e matéria vegetal em decomposição.

Se você tem seu próprio jardim, então você pode fazer o fertilizante em casa a partir de folhas secas e galhos. Misture-o com o solo da sua samambaia.

  1. Reproduzindo sua Samambaia

Samambaia penduradaO melhor das samambaias é que você não precisa comprar várias mudas da mesma espécie. Samambaias geralmente crescem maiores e espessas após um ano.

Por exemplo, se você gostar da samambaia de Boston, a minha preferida, apenas plante uma. Isso lhe dará outras depois de um ano. À medida que crescem os aglomerados (pequenas mudas), o processo de separação torna-se fácil. Plante-as em vasos diferentes.

Considere replanta-la pelo menos uma vez por ano para manter suas samambaias saudáveis. O ideal é que você a troque para um vaso maior anualmente. Você pode ler em nosso blog os cuidados para trocar de vasos clicando aqui.

A Ecovaso possui vários tamanhos de cuias, ideal para plantar samambaias. As cuias da Ecovaso possuem boa drenagem e são feitas com matéria prima reaproveitada e 100% reciclável, ideal para o cultivo de samambaias e outras plantas.

Visite nossa loja virtual e se, precisar de alguma ajudinha para escolher o vaso ideal estamos à disposição.

Fonte: Gmandy

 

samambaias

Faça um comentário: